CÂMARAS FRIGORIFICAS E TÚNEL DE CONGELAMENTOS
Câmaras frias ou frigoríficas são estruturas montadas com painéis isotérmicos que têm como função principal refrigerar os produtos armazenados internamente.
São basicamente definidas como resfriadas, congeladas e túnel de congelamento.
Câmaras frigoríficas projetadas para trabalhar com temperatura interna controlada na faixa de 10Cº á 0Cº, são para conservação de produtos que não existe a necessidade de congelamento do mesmo. São definidas como câmaras frias resfriadas.
Câmaras frigoríficas que trabalham com temperatura interna controlada na faixa -2Cº á -40Cº. São equipamentos destinados para armazenamentos de produtos que existe a necessidade de congelamento.
Os túneis de congelamentos são os que trabalham com temperatura interna controlada na faixa -20C á -40Cº e tempo de processamento muito baixo. Esses equipamentos são projetados para congelamento de produtos num tempo relativamente curto. Esses equipamentos são comumente usados em padarias, indústrias alimentícias, aonde existe a necessidade do congelamento rápido dos produtos para se manter o frescor do que acaba de ser produzido. Esses são definidos como túnel de congelamento.
Essas temperaturas de conservação são exclusivas e específicas para cada tipo de produto que vai se armazenar.
Todo processo para implantação de uma câmara frigorífica deve seguir rigidamente as leis impostas por órgãos regulatórios, como a ANVISA por exemplo, que dita as regras para estocagem refrigerada carnes, peixes etc. Cada sistema de refrigeração atende as exigências de conservação refrigerada para apenas um grupo de produto e tipo de embalagem. Todavia, não existem restrições de tamanho para uma câmara fria, pois a montagem de painéis isotérmicos permite flexibilidade total nas dimensões para atender as necessidades do projeto. Esse tipo de equipamento se faz necessárias em empresas que fazem parte do processo produtivo industrial, agrícola, pecuário e também no comércio. Alguns projetos demandam estantes de inox ou pintadas em epóxi para estocagem organizada dos produtos dentro da câmara, porém perfis e cantoneiras são itens obrigatórios para acabamento da estrutura em todos os projetos.
DEFINIÇÃO DE PROJETO PARA CÂMARA FRIGORIFICA
Para se definir uma câmara fria, deve-se levar em consideração alguns fatores para escolher o projeto ideal de câmara frigorífica, que são similares aos de um armazém. São elas: capacidade de armazenamento, volume, tipo de produto, temperatura de entrada e saída, espaço interno para manuseio dos produtos, rotatividade dos produtos, tempo de processo e o modo operante a qual o equipamento será submetido.
Ligue já e obtenha uma instalação de refrigeração comercial e industrial, além de toda a assistência técnica de qualidade e de excelência do serviço prestado.
Estamos localizados na cidade de Embu das Artes, Região Metropolitana de São Paulo!